top of page

Você conhece a Dopamine Decor, a nova tendência na decoração?

Atualizado: 5 de dez. de 2023


Dopamine Decor, a nova tendência


Dopamine Decor é tendência colorida pra alegrar os dias, e tem como principal objetivo criar espaços com um estilo próprio onde as cores e formas orgânicas são utilizadas como ferramentas para transmitir felicidade a quem o habita.

Inspirada na dopamina, o neurotransmissor ligado às sensações de prazer, o décor do momento combina cores ousadas, padrões marcantes e elementos lúdicos para transmitir alegria e positividade em ambientes.

A dopamine decor ganhou destaque nos últimos anos, surgindo como uma resposta às questões de saúde mental relacionadas ao confinamento e ao isolamento social, dois temas que a gente encarou de frente durante a pandemia.

Neste post, vamos mostrar como você pode utilizar a decoração e transformar seu lar e o seu humor. Acompanhe a seguir!

O que as cores podem transmitir?
Você já sabe que as cores podem influenciar o nosso comportamento sem que percebermos, exemplo estudos indicam que o verde estimula a criatividade e a concentração em crianças.

Já o vermelho, gera reações emocionais mais imediatas, podendo aumentar os níveis de excitação e impedir a sonolência.

Confira o significado de mais cores a seguir:
Azul: transmite calma, confiança e serenidade, frequentemente usado para promover relaxamento e concentração;
Amarelo: evoca otimismo, alegria e criatividade. Estimula a comunicação e a energia mental;
Laranja: promove entusiasmo e aconchego;
Roxo: associado à riqueza, luxo e sabedoria. Pode inspirar sentimentos de mistério e espiritualidade.
Preto: transmite elegância, poder e modernidade, mas também pode evocar mistério;
Branco: representa pureza, simplicidade e paz, sendo muito utilizado para criar sensação de espaço e limpeza;
Rosa: transmite paz, calma e pureza. A cor também está ligada à feminilidade, ternura e infância.

Como incorporar o Dopamine Decor em casa?

Invista em tons vibrantes e padronagens divertidas
Opte por cores que transmitam energia e alegria, como amarelo, laranja e rosa. Padrões geométricos ou florais podem quebrar a monotonia e adicionar um toque de personalidade.

Equilibre padrões
Se você está usando cores ousadas, padrões podem ajudar a equilibrar a intensidade. Por exemplo, um sofá amarelo pode ser complementado com almofadas em tons mais suaves. Isso não só quebra a monotonia, mas também deixa o ambiente mais sofisticado.

Aposte em mobiliários coloridos
Não tenha medo de investir em peças de mobiliário em tons vibrantes. Um sofá turquesa ou uma poltrona rosa-choque podem se tornar o destaque do ambiente.

Explore tapetes coloridos
Os tapetes delimitam os espaços e trazem conforto. Eles podem ser o elemento que une todo o design do ambiente, criando uma sensação acolhedora e alegre. A dica é escolher modelos com cores vivas e padrões divertidos.

Explore formas orgânicas em mobiliários
Formas arredondadas, fluidas e orgânicas trazem uma sensação de movimento e modernidade. Opte por mesas de centro, prateleiras ou até mesmo sofás com essas características.

Brinque com variações da mesma cor
Um ambiente monocromático não precisa ser monótono. Usar diferentes tons da mesma cor, como azul claro, médio e escuro, cria um efeito degradê interessante, proporcionando profundidade e riqueza visual ao espaço.

Invista em objetos de decoração lúdicos
Detalhes trazem grande impacto no ambiente. Luminárias com formatos inusitados, espelhos com molduras divertidas ou objetos decorativos com design moderno adicionam um toque lúdico e descontraído ao cômodo.

Aposte em quadros com frases motivacionais
Enquadrar e pendurar frases ou citações que te inspirem pode ser uma forma de começar o dia com melhor. Além de serem decorativos, esses quadros servem como lembretes diários de positividade motivação.

Invista em papel de parede
O papel de parede pode transformar um espaço. Em vez de se limitar a uma única parede de destaque, considere revestir um cômodo inteiro. Explore padrões que complementam a paleta de cores do ambiente e que reflitam a personalidade dos moradores.

Utilize plantas no ambiente
As plantas não só purificam o ar, mas também trazem vida e frescor ao ambiente. Seja um grande vaso no canto da sala ou pequenas suculentas na estante, adicionam um toque de natureza, promovendo bem-estar e tranquilidade.

As melhores plantas para cultivar em ambientes internos, que combinam estética e benefícios de purificação do ar, incluem: Espada-de-São-Jorge; Zamioculca; Pau d’água; Cactos; Samambaia; Begônia; Lírio da paz; Aloe vera; Jiboia; Ráfis; Maranta; Palmeira-ráfis.

Inspire-se no que ama
Decore sua casa com o que você gosta para tornar o espaço bonito e pessoal. Por exemplo, se você curte objetos vintage, misture essas peças com itens modernos para criar contraste. Assim, você tem um espaço esteticamente agradável, mas também significativo.

O Dopamine Decor é mais do que uma tendência: é uma forma de trazer alegria e bem-estar para o seu dia a dia. Agora que sabe mais sobre o assunto, confira mais inspirações para decorar sua casa com essa pegada vibrante e alegre!



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page